quarta-feira

Americanização da música regional

Não e difícil ligar o rádio no nordeste e reconhecer um som característico da região, antes de qualquer coisa é interessante mostrar que o Baião é uma raiz cultural da região que o grande poeta Luiz Gonzaga retrata o êxodo rural em tempos de seca e na época que o desenvolvimento regional era extremamente desacelerado, dentro desta cena, amores perdidos e saudades da terra são mostradas em forma de poemas e através da música.


O que na verdade ouve-se nas rádios hoje não é exatamente o que podemos chamar de música regional. O famoso “forró metalizado” vem assombrando os ouvidos de muitos, obras com influências do baião e xaxado acrescentado o saxofone, bateria, teclado e cantores desentonados. Verdadeiros Plágios (arranjos, notas e músicas) de grandes sucessos americanos e até mesmo de clássicos da musica popular brasileira, tudo isso transformado em letras sem conteúdo cultural, com refrões repetitivos que em sua maioria induzem a libertinagem. As produções dos CD’s ao vivo são de qualidade questionável e a cada verso é chamado o nome de um patrocinador, sem comentar os nomes que batizam suas bandas. Estamos vivendo uma americanização mal feita da música regional, uma fábrica poderosa da mídia que influencia financeiramente as rádios locais a inserir esse conteúdo de mau gosto nos ouvidos das classes mais alienadas conquistando a cada dia mais adeptos.
Deixo alguns questionamentos para encerrar o post:
Será que podemos falar de cultura quando se expõe um trabalho nessas condições?
Seria justo grandes compositores serem “atropelados” pela fábrica da mídia?
É correto afirmar que a ausência de políticas públicas na área cultural leva os menos favorecidos a alienação?

3 comentários:

Anônimo disse...

Só porque me parte o coração toda vez que uma musica da Laura Pausini ganha uma versão no forró!
haeaheuae

É mesmo triste!
Não sou contra que aqui, acolá se faça uma versãozinha de um sucesso internacional, mas acredito que maior parte das musicas que mantem as bandas no topo das listas de pedidos nas rádios são versões de melodias internacionais onde são acrescidas ainda, muita porcaria, e inevitavelmente, torna-se sucesso de alienação!


"a cada verso é chamado o nome de um patrocinador, sem comentar os nomes que batizam suas bandas'.

É mole!? aheuahe Isso é mesmo ridículo.

"a ausência de políticas públicas na área cultural leva os menos favorecidos a alienação?"

Não entendo o que seria uma poli´tica pública na área cultural...ignorância a parte, menos favorecidos ou não, cada um ouve o que escolhe ouvir. E a maioria não precisa que algo favoreça ou não o seu processo de alienação através da musica.

........... Quem é o gostosão daqui?...haha Foda!

;)

Marcelo disse...

Quando falei na questão de politicas públicas na área cultural, refiro me ao investimendo de verbas do governo na área musical, apoio ás bandas alternativas, para que as classes menos favorecidas não tenham acesso somente a esta indústria do "forró metalizado" que é bem mais acessivel do que as outras manifestações culturais... Valeu pelo comment!

Viva a tua maneira nao perca a estribeira disse...

de uma forma eu concordo com marcelo hj existe tantas culturas ricas , diferentes e alternativas tanto na musik como na dança..
pois ate entao alem de estarem estragando a musik internacional com a mesma melodia num forro a galera tb encobre uma danaç de salao num forro qualquer acabando com a origem da danca,
e apoio totalmente COM bandas alternativas ,novos estilos Q e ate bem mais inteligentes ,letras e ritmos BEM MAIS INOVADOR!...
>>>>SEJAMOS ACULTURADOS <<<<<

Em Breve a 2º Edição da:


RSS